DIA DO AMIGO: TOP 10 MAIORES AMIZADES DO CINEMA

13:52 0 Comments


20 de julho, dia do amigo! Mas todos nós sabemos que é apenas um dia como outro qualquer para se lembrar de prestar homenagem à uma parte essencial da nossa vida. Em minha concepção existe os nossos "amigos para vida toda", aqueles que compartilhamos uma série de experiências durante a vida, e os "momentos de amizade", aqueles que de alguma forma teve seus momentos de cumplicidade, diversão e até o famoso ombro-amigo, porém por percursos da vida acabaram virando estranhos, porque a vida é estranha e nós também.
Mas acima desses dois termos, tem-se os "melhores amigos". Esses sim, são atemporais. Enquanto o amigo te ajuda quando você pede conselhos, o melhor amigo já fez antes mesmo de você pedir. Enquanto o amigo te chama para sair, o melhor amigo já passou na sua casa para vocês irem.
Tem uma frase que gosto muito, que para mim explica de uma maneira simples e sincera o conceito de melhor amigo:
"Melhor amigo é uma das poucas coisas da vida que não tem medo do tempo. As paixões têm medo do tempo, as carreiras também, assim com as peles e os sonhos. Mas, se é melhor amigo, é completamente atemporal."
E no cinema, obviamente, isto já foi retratado em diversos filmes. Então, vamos conferir os melhores amigos que mais simbolizaram para mim o conceito e o carinho mútuo de amizade.


Timão, um siricato e Pumba, um javali são os donos do 10º lugar, onde apareceram pela primeira vez no filme "O Rei Leão". A dupla de coadjuvantes do filme fez tanto sucesso com seu humor e sua famosa música "Hakuna Matata" que ganhou uma própria série de desenhos na televisão. Quem não se lembra de assistir esses dois nos tempos áureos do Disney CRUJ? Totalmente inseparáveis, vivem comendo insetos nojentos e vivendo cada dia como se fosse o último, onde já dizia a música: "Os seus problemas, você deve esquecer, isso é viver, é aprender... HAKUNA MATATA".


O ganhador do Óscar de Melhor Filme em 1990, conta a bela história de amizade entre uma excêntrica idosa judia (Jessica Tandy) e o seu motorista negro (Morgan Freeman). Seu filho contrata o motorista e a obriga a conviver com ele, conduzindo ela à diversos lugares. A senhora Daisy inicialmente não o aceita e trata mal o empregado, mas aos poucos a convivência vai quebrando todas as barreiras sociais, culturais e raciais se transformando numa sincera relação de amizade que durou mais de 20 anos.


Frodo Baggins (Elijah Wood) e Samwise Gamgee (Sean Astin) são hobbits, pequenas criaturas de pés peludos e orelhas grandes que vivem no fictício mundo da Terra Média. Na trilogia do "Senhor dos Anéis", Frodo recebe a missão de destruir um anel, derrotando assim o seu criador, o Senhor das Trevas Sauron. Após a quebra da Sociedade do Anel no primeiro filme, Frodo continua apenas acompanhado por seu fiel amigo Sam. Os dois atravessam várias adversidades, como o insano Gollum, até conseguirem destruir o anel na Montanha da Perdição. Essa jornada resultou numa dedicação extrema de Sam para ajudar Frodo, sem jamais desistir do amigo mesmo quando tudo parecia estar perdido.


Shrek, um ogro verde que ama sua vida solitária, vê sua vida mudar completamente quando diversas criaturas de contos de fada são exiladas no pântano onde mora por ordem do maligno Lorde Farquaad. Então ele conhece um Burro falante, que é o único que sabe chegar em Duloc, caminho que leva ao Lorde para desfazer essa confusão. Dentre tantas aventuras que passam juntos inclui resgatar a princesa Fiona, enfrentar um dragão (posteriormente a esposa do Burro) e derrotar uma fada-madrinha pé no saco. Essa amizade ofereceu uma série de gargalhadas ao público durante quatro filmes. Burro é o típico amigo que não pára de falar e que sempre fica de vela, mas uma coisa o próprio Shrek tem que admitir: ele sempre pode contar com seu parceiro irritante.


Léon (Jean Reno) é um assissino profissional que conhece Mathilda (Natalie Portman, muito fofa nesse filme), uma menina de onze anos que vive com sua família problemática: seu pai envolvido com tráfico de drogas, sua madrasta uma prostituta e sua irmã mais velha que a trata muito mal. O único que se importa com ela é seu irmão mais novo de quatro anos. Após sua família ser assassinada, inclusive o seu irmãozinho, Mathilda se refugia no apartamento de Léon e tenta convencer ele em ajudar ela a se vingar da morte do irmão. Enquanto aprende a manejar armas, ela estabelece um afeto mútuo com Léon e ambos completam a solidão um do outro. Natalie Portman atua como uma adulta e grande parte da empatia que o filme gera é graças a sua cativante relação com o protagonista.


Este trio já foi menciado nos 10 MELHORES FILMES DE ANIMAÇÃO, mas garante também uma posição por aqui. Manny - o ranzinza, Sid - o hilário e Diego - o enigmático, resultam numa divertida mistura nos filmes da "Era do Gelo". As diferentes personalidades dos personagens nos remetem à amigos que todos podem encontrar: Manny - o amigo responsável que adora coordenar e mandar no restante. Diego - o amigo que compartilha pouco, mas quando mostra os dentes pra fazer uma piada não perde tempo, e principalmente Sid - aquele amigo estranho que sempre acaba divertindo a galera e mesmo não calando a boca nós amamos ser afortunados por sua tagarelice.


Após a chegada do brinquedo do momento, o piloto espacial Buzz Lightyear, Woody se sente ameaçado por talvez não ser mais o brinquedo favorito do Andy. Ao tentar se livrar de Buzz, acaba entrando num obscuro mundo fora do quarto do seu dono e juntos passam momentos divertidos e aterrorizantes. E é aqui que Woody percebe que além de precisar de Buzz para se salvar, encontrou na verdade um grande amigo para eternidade.


Philippe (François Cluzet), refinado milionário tetraplégico francês, precisa de um auxiliar de enfermagem para as suas atividades rotineiras. O contratado é Driss (Omar Sy), um senegalês que vive em Paris, que acaba de cumprir seis meses de prisão e não tem qualquer formação para o cargo. Driss prova ao Philippe que não precisa de qualquer instrução, tratando seu chefe com grande naturalidade e respeito. Ele trás um pouco de alegria e diversão na pacata vida do seu patrão. Justamente por ser tratado sem nenhuma restrição de sua condição e por relembrar pequenas coisas boas da vida, Philippe encontra seu grande amigo.


Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete de quarenta anos e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam e de homens as dando ordem, decidem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, se envolvem em um crime e acabam fugindo para o México, porém são seguidas pela polícia americana. A amizade das duas é importante por dois fatores: a naturalidade da relação delas retratada no filme, mostrando que já são amigas há bons tempos, prova que quando não há mais por onde correr, uma socorre à outra. Seja por um telefonema para desabafar ou até mesmo matar alguém para livrar a amiga da cadeia. E outro fator: são grandes personagens femininas do cinema, unidas pela amizade, que combatem este mundo machista e injusto.


Harry Potter recebe a difícil missão de derrotar o Lorde das Trevas mais temível do mundo bruxo. E todos sabem que ele jamais conseguiria se não fosse pela ajuda da sua inteligente amiga Hermione e do seu atrapalhado amigo Rony. Seja por Harry e Rony salvarem Hermione de um trasgo no banheiro feminino, ajudarem Harry a encontrar a pedra filosofal, a infiltração no Ministério da Magia, destruição das horcruxes de Voldemort ou até mesmo uma pequena conversa na cabana do Hagrid, o fato é: o trio sempre esteve unido durante toda saga. Um precisa do outro para não só acabar com as trevas no mundo bruxo, mas para criar futuramente seus filhos e lembrarem da boa época que viveram em Hogwarts.

0 comentários: