10 FILMES EUROPEUS QUE NÃO TE FARÃO DORMIR

18:59 0 Comments


Muitas vezes cansamos de assistir sempre o mesmo clichê hollywoodiano com o qual estamos acostumados a assistir desde que somos considerados seres humanos. Então, com o acesso a internet a sua disposição e uma possibilidade de milhares de filmes para assistir, você decide olhar algo novo. Determinado, você até faz uma pipoca e começa o filme. Não dá dez minutos, você confere suas mensagens no celular, olha o instagram, "stalkeia" o novo namorado do seu ex e depois... dorme. Pois é, acontece e acontecerá um dia com todo mundo (a parte do stalker nem sempre, depende do seu nível de psicopata).
Eis então que venho tirar o rótulo que qualquer filme não-hollywoodiano tem "tendência" de ser entediante. Em uma geração cada vez mais dispersiva e com excesso de informação o tempo todo, indico 10 filmes europeus para começar a se acostumar com outros ritmos, outras línguas e outras histórias.
Aliás, cinema é para contar histórias e gosto é algo que pode ser encontrado em qualquer idioma.


Quando este filme ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, Almodóvar abriu a sua primeira fresta no cinema de Hollywood para mostrar o valor de uma direção e de um roteiro não tão padronizados. A sucessão de seus filmes consolidou seu nome, talvez, como o diretor europeu mais mainstream da atualidade. E dentre tantos clássicos que forneceu, "Tudo sobre minha mãe" continua sendo seu filme mais rejuvenescedor e atrativo. Você pode até dormir na metade do longa, mas verifique sua cartela de rivotril.

Probabilidade de cair no sono: 35%


Um famoso editor de revista sofre, aos 43 anos, um acidente vascular cerebral. A consequência da doença foi deixar seu corpo totalmente sem movimento, exceto pelo olho esquerdo. Um grande drama que não conta só a previsível 'luta de superação pós-doença' - o que ocorreria normalmente em um filme como qualquer outro - mas nos faz perceber o quão soberba somos em esnobar nossas pequenas virtudes diárias.
"Decidi não sentir mais pena de mim mesmo. Me dei conta de que há duas coisas que não estão paralisadas além do meu olho: minha imaginação e minha memória."

Probabilidade de cair no sono: 30%


Sem medo de errar: "Cinema Paradiso" é um dos meus filmes favoritos - não é a toa o nome deste blog - e com certeza tem um dos desfechos mais emocionantes já feitos. Então porque não está mais acima na lista? O fato é que, apesar de contar uma história incrível, pessoas que tem mais afinidade com a história do cinema e com a importância cultural desta arte - assim como outras - para uma comunidade, irão se identificar mais. Mas não desanime! O filme também nos concede uma bela relação de amizade entre um projetista humilde e uma criança, que descobre pouco a pouco o valor do trabalho e que qualquer pessoa, por mais sem instrução que seja, pode mudar e definir a vida de toda uma população.

Probabilidade de cair no sono: 30%


O nome do filme já é quase um spoiler, pois Amélie pertence à um fabuloso mundo a parte. Ela sente prazer em coisas inusitadas como colocar a mão em um pacote cheio de grãos e furar com a colher uma camada crocante de um pudim. Em um mundo cada vez mais realista e egoísta, Amélie não consegue se encaixar nesses padrões, um tanto pela sua excentricidade mas principalmente por ter o mais bizarro dos prazeres: o de ajudar os outros. Como ela irá fazer isso em um lugar em que as pessoas só pensam nelas mesmas? E se você não for outro egoísta, o filme te manterá acordado até o final.

Probabilidade de cair no sono: 25%


Hollywood jamais conseguiria fazer este filme, talvez no máximo uma versão fantasiosa dirigida pelo Tim Burton. Aqui o problema é: você não pode ser feliz. O mundo já chegou no seu ápice de deterioração que as pessoas não tem mais passatempos e nada lhes resta a não ser a morte. Quem lucra com tudo isso é uma família que possui uma pequena loja onde vende todos os tipos possíveis de objetos para alguém se matar. O que eles não contavam era que, para a infelicidade deles, seu filho mais jovem nasceu feliz e isso pode estragar o comércio da família. A tristeza pode ser contagiante - e o filme reforça isso com a fotografia obscura e acinzentada - mas a felicidade pode ser ainda mais.

Probabilidade de cair no sono: 23%


Quando Jennifer Aniston ficou de fora das indicações de Melhor Atriz no Óscar passado, dando lugar para a atuação da Marion Cotillard entrar, eu confesso que fiquei decepcionado. E o fato me pegou de tamanha surpresa que fui verificar o filme. Quando você tem uma reação física durante todo o tempo de um longa isso significa que ele é incrível. E quando você se pega torcendo por um personagem que você previamente tinha raiva pelo fato que citei, isso significa que a atriz responsável fez seu trabalho de forma impecável. Uma mulher que percorre dois dias e uma noite para não perder o emprego é algo que instantaneamente te cativa no primeiro ato, e com um roteiro rápido e preciso, o filme acaba e você nem percebe. Apaixonante!

Probabilidade de cair no sono: 20%


"O Labirinto do Fauno" possui o que há de melhor no cinema: ele deixa você decidir sua própria versão do filme. Ophelia vive em um mundo fascista comandado pelo seu padrasto sádico e preconceituoso, e talvez por querer fugir dessa realidade ela descobre um mundo cheio de criaturas mágicas. Logo ela recebe de um fauno três tarefas secretas, que lhe ensinarão posteriormente a tomar decisões difíceis na realidade que vive.
O melhor trabalho do diretor Guilhermo del Toro, recheado de criatividade, define bem se você é uma pessoa que encara mais a realidade ou a fantasia e até que ponto uma precisa da outra.

Probabilidade de cair no sono: 19%


Pegue todo seu conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial e se pergunte como uma pessoa conseguiu convencer quase uma nação inteira a aderir o regime nazista? Regime esse que matou milhões de pessoas ao redor do mundo e provocou a mais terrível guerra dos últimos tempos. O professor Rainer Wenger pode te explicar e propor a sua classe que ele mesmo pode implementar uma ditadura através de fórmulas infalíveis. Pesado? Espere para ver. O resultado? Ninguém mais terá dúvida da pergunta inicial.

Probabilidade de cair no sono: 17%


E como corre essa guria! Lola é namorada de um coletor de uma quadrilha de contrabandistas que esquece no metrô uma sacola de cem mil marcos. Desesperado, ele telefona para ela que vê como única saída pedir ajuda para seu pai. Ela só tem vinte minutos e precisa percorrer as ruas de Berlim para salvar seu namorado de ser morto. O recurso de 'efeito borboleta' aplicado ao filme combinado à protagonista correndo quase sem parar durante o filme todo te desperta uma ansiedade e urgência para resolução do problema. Você pode assistir este filme a hora que for pois não irá conseguir dormir.

Probabilidade de cair no sono: 15%


A relação de amizade entre um ricaço francês paraplégico com o seu enfermeiro senegalês já é motivo suficiente para conferir o filme, como já vimos aqui em 10 maiores amizades do cinema. Driss, trás a vontade de viver de volta ao seu patrão e Philipe, trás os recursos necessários para uma vida confortável ao seu empregado. Uma história baseada em fatos reais, que nos lembra que o mais importante são as pessoas especiais que conquistamos durante a vida, não importando o tempo que permaneceram mas a intensidade e a autenticidade das suas emoções.

Probabilidade de cair no sono: 10%

0 comentários: